Ética

Alguém me dizia que era fundamental proclamarmos mais claramente os valore éticos. Que mais do que de religião falemos de Ética.Andei uns dias a pensar nisso.

Todos sentimos que a sociedade se está a desestruturar: fim do casamento, todos os ínfimos aspectos da vida regulados por leis, aumento da criminalidade.

Sendo a moral uma fonte de comportamento que nasce do interior da pessoa, uma espécie de carácter pessoal, e a ética o sistema comunitário de aplicação dessa norma comportamental. O que acontece quando não há fontes para que as pessoas possam desde o nascimento formar uma atitude moral de vida é que seja a comunidade a criar mecanismos de comportamento.

Podiamos quase pensar em termonos de noviíngua, conceito usado na novela 1984: Moral, que nasce de dentro é visto como critérios de valoração impostos pela sociedade. Ética, critérios criados por uma comunidade para si, nasce como a verdadeira fonte interior e pessoal de uma vida recta e justa.

Na verdade, não havendo fonte de moral, o respeito de uns pelos outros tem de ser construido a partir de fora, se não vive-se na Lei da Selva. Está mais que conprovado que a teoria de Rosseau do Bom Selvagem não tem sentido.

Este é um primeiro esboço, irei neste blog aprofundar este tema. Aproveitem para colocar os vossos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top