iPad

No sábado começou-se a vender o iPad nos Estados Unidos.

Ainda não sei quando vai estar disponível em Portugal, mas, como disse aqui, eu quero um. As suas capacidades de arquivo de ficheiros e de leitor de livros digitais e , o seu tamanho e a possibilidade de levar uma capa tornam-no capaz de ter toda a biblioteca de livros litúrgicos em português e estrangeiro num pequeno aparelho.

Nas minhas funções de Mestre das Celebrações Litúrgicas no Santuário de Fátima é habitual saltar entre vários livros numa única celebração ou fazer um missal próprio para cada celebração que possa intregrar todos os elementos necessários: orações em português e em latim, a música das partes cantadas. Por vezes alguns textos noutras línguas. Tantas são as vezes que é conveniente colocar todo o texto seguido para maior facilidade de execução da celebração.

Faço aqui um apelo para que as editoras católicas saibam aproveitar esta oportunidade para levarem as suas edições mais longe. E com os programas de edição digital que as gráficas usam é fácil transpor qualquer livro para o formato e-book (digital). Imaginem ir numa peregrinação a Lourdes, ou à Terra Santa ou mesmo a Itália e ter num pequeno aparelho que apenas pesa 700 gramas a edição típica do Missal Romano, os 8 Leccionários e os 3 livros da Oração Universal, para não falar da Bíblia, da Liturgia das Horas, do Ritual das Bênçãos, os Documentos do Concílio vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica. E ainda cabe o Enchiridion Symbolorum et Definitionum “Denzinger-Schönmetzer” as Actas da Sé Apostólica (AAS), a Suma Teológica e todos os outros livros que possamos colocar lá dentro.

Imaginem 2000 anos de história e teologia católica ali à mão!

E porque não uma aplicação para a gestão da paróquia: registos paroquiais, registo de donativos, administração paroquial? E um catecismo interactivo para as crianças mais novas, com desenhos, gráficos animados, vídeos, texto.

Um mundo de possibilidade se abre para nós. Assim como a Igreja soube aproveitar ao longo da sua história a melhor tecnologia disponível no seu tempo, que nós não sejamos hoje acusados de desperdiçar os talentos que Deus nos dá.

Deixar uma resposta