Objectivos da Comemoração do Centenário das Aparições de Fátima

Neste centenário comemoramos um acontecimento marcante para a vida da fé dos católicos. Os objectivos desta comemoração têm, por isso, um carácter religioso, nas suas diversas dimensões: celebrativa, pastoral, espiritual, teológica, catequética, comunitária e social.

A Mensagem de Fátima está dotada de um dinamismo que a projecta para o presente e para o futuro, que tem algo a dizer sobre o modo como se pode viver a fé cristã. Neste sentido, também as comemorações deste centenário devem ser um contributo qualificado para aprofundar e actualizar esta Mensagem, devem constituir um impulso na renovação e fortalecimento da fé, devem ser um auxílio para o crescimento espiritual do povo de Deus.

A peregrinação do Papa Bento XVI, em Maio de 2010, na sequência das visitas dos seus predecessores, mostra-nos, de algum modo, que, na Mensagem de Fátima, há um conjunto de elementos que a podem tornar veículo de evangelização e caminho para a conversão e o encontro com Cristo.

Não se trata, portanto, de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um momento do passado. Os acontecimentos de Fátima são um apelo que pode falar a todo o homem do nosso tempo. A comemoração do centenário deve ser mais um instrumento deste apelo, sendo, por isso, antes de mais e sobretudo, um projecto pastoral, espiritual, teológico. Os aspectos de âmbito cultural ou social também têm lugar nestas comemorações, mas sempre em função da dimensão religiosa: como meio privilegiado para chegar aos que se situam afectivamente distantes da Igreja, como expressão da realidade de fé que se celebra, como concretização cristã das realidades humanas. Nesta base foram definidos objectivos gerais para a comemoração do centenário das aparições de Fátima.

Objectivos gerais

1. Salientar a importância das aparições de Fátima para a Igreja e para o mundo.

2. Divulgar a Mensagem de Fátima, a nível nacional e internacional.

3. Aprofundar os núcleos temáticos fundamentais da Mensagem de Fátima, explicitando as suas implicações para a vida cristã deste tempo, assim como a sua dimensão profética.

4. Contribuir para o aprofundamento teológico da Mensagem de Fátima.

5. Desenvolver propostas pastorais à luz da Mensagem de Fátima, para o Santuário e outros organismos eclesiais, proporcionando apoios à acção pastoral da Igreja em Portugal.

6. Divulgar formas concretas de vivência da espiritualidade de Fátima, ajudando a dinamizar espiritualmente todos os devotos e peregrinos.

7. Envolver em parceria os diversos agentes ligados a Fátima.

8. Propor um conjunto de eventos celebrativos em diversos âmbitos (devocional, litúrgico, cultural…).

9. Realçar as figuras dos Pastorinhos de Fátima, enquanto potenciadores de dinamismos catequéticos.

10. Desenvolver a dimensão mariana da expressão cristã da fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top