50 anos de Cursilhos

Este ano o Movimento dos Cursilhos de Cristandade está a celebrar os 50 anos de existência em Portugal.

O primeiro Cursilho foi realizado em Fátima de 1 a 4 de Dezembro de 1950.

Os Bispos de portugal que estiveram reunidos em Assembleia Geral publicaram uma Nota Pastoral a este propósito.

Qual não foi o meu espanto quando logo no início do documento me deparei com uma gafe do tamanho da Igreja da Santíssima Trindade:

Numa posição extremamente clerical dizem que o fundador foi o Bispo D. Juan Hervás, apoiado por uma equipa de padres e um grupo de leigos. Isto não corresponde à verdade.

O primeiro cursiho foi realizado entre 19 e 23 de Agosto de 1944 em Cala Figuera de Felanitx  na Ilha de Maiorca orientado por um grupo de rapazes da acção católica (José Ferragut, Eduardo Bonnín e Jaime Riutort) e o acompanhamento espiritual do P. Juan Juliá.

D. Juan Hervás bispo de Maiorca a partir de dezembro de 1947, apoiou aquele grupo de Jovens que já tinha realizado alguns Cursilhos de Cristandade, nomeado dois padres (P. Sebastián Gaya e P. Juan Capo) para providenciarem a assistência espiritual aos cursilhos.

De 7 a 10 de Janeiro de 1949 realiza-se em San Honorato o primeiro cursilho numerado, seguindo no entanto o mesmo esquema posto em prática desde aquele primeiro cursilhos em Cala Figuera ao qual se seguiram mais cinco antes do Cursilho de San Honorato.

Um pensamento em “50 anos de Cursilhos

  1. pde quero encontrar o video apresentado em barretos sp em junho/2011 s/ natalidade (extinção das especies) um gde abraço – sueli

Deixar uma resposta