50 anos de Cursilhos

Este ano o Movimento dos Cursilhos de Cristandade está a celebrar os 50 anos de existência em Portugal.

O primeiro Cursilho foi realizado em Fátima de 1 a 4 de Dezembro de 1950.

Os Bispos de portugal que estiveram reunidos em Assembleia Geral publicaram uma Nota Pastoral a este propósito.

Qual não foi o meu espanto quando logo no início do documento me deparei com uma gafe do tamanho da Igreja da Santíssima Trindade:

Numa posição extremamente clerical dizem que o fundador foi o Bispo D. Juan Hervás, apoiado por uma equipa de padres e um grupo de leigos. Isto não corresponde à verdade.

O primeiro cursiho foi realizado entre 19 e 23 de Agosto de 1944 em Cala Figuera de Felanitx  na Ilha de Maiorca orientado por um grupo de rapazes da acção católica (José Ferragut, Eduardo Bonnín e Jaime Riutort) e o acompanhamento espiritual do P. Juan Juliá.

D. Juan Hervás bispo de Maiorca a partir de dezembro de 1947, apoiou aquele grupo de Jovens que já tinha realizado alguns Cursilhos de Cristandade, nomeado dois padres (P. Sebastián Gaya e P. Juan Capo) para providenciarem a assistência espiritual aos cursilhos.

De 7 a 10 de Janeiro de 1949 realiza-se em San Honorato o primeiro cursilho numerado, seguindo no entanto o mesmo esquema posto em prática desde aquele primeiro cursilhos em Cala Figuera ao qual se seguiram mais cinco antes do Cursilho de San Honorato.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top