Prevenção da SIDA

ROMA, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) – Um estudo realizado pela Universidade de Harvard deu razão à posição de Bento XVI sobre a SIDA, afirmando que um comportamento sexual responsável e a fidelidade ao próprio cônjuge foram fatores que determinaram uma drástica diminuição da SIDA no Zimbábue.

Daniel Halperin, do Departamento de Saúde Global da População da universidade norte-americana, desde 1998, estuda as dinâmicas sociais que causam a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis nos países em vias de desenvolvimento.

A tendência de dez anos é evidente: de 1997 a 2007, a taxa de infecção entre adultos diminuiu de 29% a 16%. Depois desta pesquisa, Halperin não hesita em afirmar: a repentina e clara diminuição da incidência de SIDA deve-se “à redução de comportamentos de risco, como sexo fora do casamento, casual e com prostitutas”.

O estudo, publicado em PloSMedicine.org, foi financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, da qual Halperin foi conselheiro, e pelo Fundo das Nações Unidas para a População e Desenvolvimento.

“Com este estudo, Halperin promove uma reflexão séria e honesta sobre as políticas até agora adotadas pelas principais agências de combate à AIDS nos países em desenvolvimento”, afirma o jornal L’Osservatore Romano, ao dar a notícia, em sua edição de 26 de fevereiro.

Segundo o estudo de Halperin, é necessário “ensinar a evitar a promiscuidade e promover a fidelidade”, apoiando iniciativas que visem a construir na sociedade afetada pela AIDS uma nova cultura.

Como disse Bento XVI, é necessário promover uma “humanização da sexualidade”.

One comment

  1. Ana Santos

    Concordo plenamente. Não será mais eficaz prevenir a SIDA desta forma? Não só prevenir a SIDA como também ajudar a ‘sarar’ o mais íntimo do coração do Homem, onde as ‘doenças’ costumam ser outras. Isto sim é encarar a pessoa humana com plenitude.

    Mas na nossa sociedade de facilitismo e de ‘fast food’, é muito mais interessante distribuir preservativos do que educar para o Amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top