Pastorinhos

Recentemente, enquanto falava aos doentes que participavam no retiro no Santuario de Fátima reparei num pormenor interessante sobre a ligação dos Pastorinhos à mensagem de Fátima: cada um deles assumir de forma muito particular um dos 3 aspectos fundamentais da Mensagem.

Podemos centrar a Mensagem de Fátima na jaculatória que Nossa Senhora lhes ensinou na aparição de Julho: Ó meu Jesus é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. Podemos pois centrar a mensagem à volta do amor a Jesus na Eucaristia, da conversão dos pecadores e o Imaculado Coração de Maria.

Cada um dos três pastorinhos assumindo todas estas dimensões acabou opor viver de uma forma mais especial um dos aspectos como segue.

O Francisco viveu mais centrado na consolação a Jesus na Eucaristia, atingindo uma profundidade mística de comunhão com Deus típica dos grandes místicos da história da Igreja.

A Jacinta preocupava-se sobretudo com os pecadores e com os que sofriam, dedicando todas as suas energias à conversão dos pecadores e solidariedade pelos mais pobres.

A Lucia viveu toda a sua vida entregue ao Imaculado Coração de Maria, seu refúgio e caminho para Deus, e à devoção reparadora dos cinco primeiros sábados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top