iPhone

Começo a estar frustrado e farto de duas marcas que sempre tive como boas referencias: Vodafone e Apple.

Desde que o iPhone foi introduzido em Portugal tem sido o meu telemóvel, com o pacote mais básico sempre deu para as minhas necessidades, inclusive o tráfego de dados, para aceder à net, consultar os blogs e ver o e-mail. Os 500 Mb, e depois 600 Mb incluídos na assinatura mensal nunca foram excedidos. Mas depois de ter comprado o 4S e com a actualização para o IOS 6 rebentou a desgraça.

De repente, com o mesmo estilo de utilização os 600 Mb nao chegam para o mês, por vezes nem sequer para um terço. O mais ridículo é que esse tráfego em excesso acontece quase sempre durante a noite: entre as 00:00 e as 03:00. Sobretudo porque a Apple reconhece que mesmo estando presente numa rede Wi-Fi o iPhone nao se consegue conectar automaticamente e mantém a ligação por 3G. Antes o iOS não permitia fazer download de itens com mais de 12 Mb, mas agora essa restrição desapareceu. Ou seja um bug no sistema operativo cria imensas receitas para a operadora de telemóveis, que excelente sinergia. Sobretudo porque cada uma das empresas atira as culpas para a outra. O problema não é resolvido e os clientes continuam a perder dinheiro.

A solução da Vodafone? Andar a ligar e desligar constantemente o tráfego de dados. A minha solução? Largar a Vodafone e o iPhone.

Adenda (05/02/2013) – Na passada segunda feira estando numa rede Wi-Fi decidi fazer o update do iOS directamente para o iPhone. O que aconteceu foi que em vez de fazer o update por Wi-Fi fez o update pela rede 3G e assim queimei sem saber 531 Mb de dados.

Obrigadinho Apple e Vodafone.

Deixar uma resposta