Sede vacante

A partir das 20:00 CET do próximo dia 28 o Papa Bento XVI deixa de ser Papa e Bispo de Roma. Sede vacante é a expressão que se usa para indicar o período entre a morte, ou renúncia (neste caso) e a eleição de um novo papa.

O símbolo para usar o ministério petrino são as chaves cruzadas, uma de prata e outra de ouro, relembrando a expressão de Mateus 16, 18-19: «Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»

O brasão dos papas contem o seu escudo sobreposto ás chaves cruzadas, encimado por uma tiara. Como não há papa não se usa o escudo nem a tiara, em sua substituição usa-se uma representação da Umbela (usada para cobrir o SS. Sacramento quando vai em procissão e não é possível usar o pálio) que, com as cores vermelha e amarela, é usada para simbolizar uma basília (a Basílica de S. Pedro, na colina Vaticana).

Ombrellino keys

 

Este Brasão é usado nos serviços habituais, que continuam o seu funcionamento como no cabeçalho do Orservatore Romano ou nos serviços postais do Estado do Vaticano.

Outra particularidade é que o nome do Santo Padre e toda a frase que se refere ao Papa, é omitida da Oração Eucarística durante o período da Sede Vacante. São nomeados só o bispo local e o clero segundo a forma literária de cada oração.

– na Oração Eucarística I rezar-se-á: “… defendei-a e governai-a em toda a terra em comunhão com o nosso Bispo N. e todos os Bispos…”

– na Oração Eucarística II rezar-se-á: “…em comunhão com o nosso Bispo N., e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo”.

– na Oração Eucarística III rezar-se-á: “…ao longo da sua peregrinação na terra com o nosso Bispo N. e todos os Bispos e ministros sagrados…”

– na Oração Eucarística IV rezar-se-á: “… de todos aqueles por quem oferecemos este sacrifício: o nosso Bispo N. e todos os Bispos e ministros sagrados…”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top